Instituto Samurai-Zen: forjando campeões e transformando comunidades

Fachada do Instituto Samurai-Zen. Foto: Gilberlan Atrox

Em 2007, nasceu uma instituição cujo propósito vai muito além de ensinar habilidades esportivas; é uma luz brilhante que ilumina o caminho da transformação social, educacional e cultural na cidade de Parauapebas. O Instituto Paraense de Desporto, Educação, Cultura e Desenvolvimento Social Samurai-Zen, fundado naquele ano, representa uma história de perseverança, paixão e comprometimento com a comunidade.

Este instituto, carinhosamente chamado de “Samurai-Zen,” é uma entidade sem fins lucrativos que abraça uma ampla gama de finalidades sociais, educativas, esportivas e de defesa social. Sua missão é clara: integrar crianças, jovens, adolescentes e adultos de baixa renda que residem nas periferias da sociedade, proporcionando-lhes um ambiente de crescimento, aprendizado e enriquecimento cultural.

O esporte é o fio condutor desta instituição notável. O Samurai-Zen entende que o esporte não é apenas uma atividade física; é uma ferramenta poderosa para moldar o caráter e promover o desenvolvimento humano. Aqui, o esporte não é apenas sobre competição, mas também sobre valores essenciais como liderança, trabalho em equipe e disciplina. Esses valores são incutidos desde a infância, criando indivíduos solidários e cooperativos.

Os fundadores, Adaías e Edvane, dedicaram suas vidas a esse projeto visionário. Seu trabalho árduo e paixão pelo esporte resultaram em conquistas notáveis. Em 2013, o Instituto Samurai-Zen fez história quando Parauapebas enviou 16 atletas para o Campeonato Mundial de Karatê, na Itália, e impressionantes 12 deles eram membros do instituto. Eles não apenas competiram com destreza, mas também levaram para casa um número impressionante de medalhas, superando cidades de todo o mundo.

A excelência do instituto continuou a brilhar em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde 28 atletas foram enviados para outro Campeonato Mundial e retornaram com 27 medalhas. Um nome se destacou durante essas competições globais — Luciana, uma jovem atleta de 10 anos, conquistou o título de campeã mundial na categoria 9/10 anos, tanto na Itália, em 2013, quanto em Foz do Iguaçu, em 2014.

Além do esporte, o Instituto Samurai-Zen também nutre o espírito através de uma variedade de atividades culturais e educativas. Desde danças folclóricas até cursos de capacitação, artesanato, teatro e muito mais, este instituto oferece um ambiente onde o talento é descoberto e a educação é valorizada.

O impacto do Samurai-Zen não passou despercebido. Em 2014, o instituto recebeu destaque nacional quando foi reformado pelo quadro “Um Por Todos e Todos Por Um,” do programa “Caldeirão do Huck” da TV Globo, apresentado por Luciano Huck na época. Esta exposição ajudou a aumentar a conscientização sobre o instituto e a expandir seu alcance.

Hoje, o Instituto Samurai-Zen é mais do que uma academia esportiva; é um farol de esperança e uma fonte inesgotável de oportunidades. É um testemunho do poder da dedicação, da paixão e da crença de que, com as ferramentas certas e um ambiente de apoio, todos podem alcançar a grandeza. O Samurai-Zen continua a forjar campeões e a transformar vidas, destacando-se como um farol de esperança em meio às sombras da desigualdade.

Postar um comentário