O Instituto Samurai-Zen é destaque no livro 'Caçadores de Bons Exemplos'


No livro "Caçadores de Bons Exemplos", uma narrativa inspiradora emerge sobre o Instituto Samurai-Zen, uma instituição notável que transcende os limites do esporte para se tornar um agente de mudança social, educacional e cultural na cidade de Parauapebas. Desde sua fundação em 2007, o Samurai-Zen tem sido um farol de esperança e oportunidade para a comunidade local.

O Samurai-Zen, carinhosamente apelidado assim, é uma organização sem fins lucrativos com uma missão clara: integrar crianças, jovens, adolescentes e adultos de baixa renda das periferias, oferecendo-lhes um ambiente propício ao crescimento pessoal, aprendizado e enriquecimento cultural. Seu foco principal é o esporte, entendido não apenas como uma atividade física, mas como uma poderosa ferramenta para moldar o caráter e promover o desenvolvimento humano. Valores como liderança, trabalho em equipe e disciplina são incutidos desde tenra idade, criando uma geração de indivíduos solidários e cooperativos.

Os fundadores, Adaías e Edvane, são exemplos vivos do compromisso e da paixão que permeiam o instituto. Seu trabalho árduo e dedicação resultaram em conquistas notáveis, como a participação de 16 atletas de Parauapebas no Campeonato Mundial de Karatê em 2013, na Itália, onde 12 deles eram membros do Samurai-Zen, e a obtenção de 27 medalhas por 28 atletas em outro Campeonato Mundial em Foz do Iguaçu, Paraná. O destaque especial vai para Luciana, uma jovem atleta que conquistou o título de campeã mundial em sua categoria em ambas as competições.

Além do esporte, o Instituto Samurai-Zen também nutre o espírito através de uma variedade de atividades culturais e educativas, desde danças folclóricas até cursos de capacitação e teatro. Acreditando no poder transformador da educação e da arte, o instituto oferece um ambiente onde o talento é descoberto e valorizado.

O reconhecimento nacional veio em 2014, quando o Samurai-Zen foi reformado no programa "Caldeirão do Huck", da TV Globo, através do quadro "Um Por Todos e Todos Por Um". Esta exposição ajudou a aumentar a conscientização sobre o instituto e a expandir seu alcance, tornando-o um exemplo a ser seguido em todo o país.

Hoje, o Instituto Samurai-Zen é mais do que uma academia esportiva; é um símbolo de esperança e uma fonte inesgotável de oportunidades. Sua história é um testemunho do poder da dedicação, paixão e crença no potencial humano. Continua a forjar campeões e a transformar vidas, destacando-se como um farol de esperança em meio às sombras da desigualdade.

No âmbito dos "Caçadores de Bons Exemplos", o Samurai-Zen se destaca como um dos projetos exemplares que iluminam o caminho para um mundo melhor. Sua história inspiradora reflete os ideais do movimento: mudar o olhar, inspirar, conectar e valorizar os que fazem a diferença. O Instituto Samurai-Zen não apenas cria campeões esportivos, mas também forja cidadãos conscientes e solidários, alimentando a esperança e a transformação em sua comunidade e além.

Livro em PDF





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem